O que é celulite

Muitas pessoas têm celulite – algumas fontes dizem que ocorre em 90 por cento das mulheres. Isso é um monte de caroços! O que é celulite, afinal? Significa que você é insalubre? Você pode obtê-lo se você não está com sobrepeso?

A celulite nem sempre foi considerada desinteressante. Em dias passados, a pele grumosa nas nádegas e coxas era considerada feminina e foi retratada favoravelmente em pinturas. Mas hoje, a maioria de nós considera celulite desagradavel e quer se livrar dele. Independentemente de como ele é visto, muitos de nós não tem certeza exatamente o que é a celulite.

Diretamente sob a pele, há uma camada de gordura, particularmente em mulheres. Esta camada de gordura subcutânea pode tornar-se esburacado e irregular na aparência. Por que ele faz isso está sujeito a debate. Mas o fato de que essa camada de gordura é mais predominante nas mulheres do que nos homens tem muito a ver com o motivo pelas quais as mulheres estão mais sujeitas à celulite.

 

O que causa a celulite?

O júri ainda está fora neste. Quase todas as fontes concordam que os grumos ocorrem na camada de gordura subcutânea, mas as opiniões diferem quanto à forma como eles chegam lá.

* Hormônios podem desempenhar um papel, o que também ajudaria a explicar a tendência das mulheres para desenvolver celulite. Neste dia e idade de hormônios sintéticos e disruptores químicos hormônio (como alguns pesticidas), não é de admirar que os desequilíbrios hormonais estão se tornando mais proeminentes. Hormônios influenciam todos os tipos de sistemas corporais, incluindo como o corpo armazena gordura.

* Pobre circulação é outra possível causa da celulite. Quando a circulação em uma determinada área do corpo é pobre, pode resultar em mau tom de pele, células estagnadas de gordura e drenagem linfática inadequada. Estes fatores podem vir junto para formar a aparência irregular da celulite.

* Hereditariedade também pode desempenhar um papel. Seus genes determinam a espessura da pele e a estrutura geral do corpo, que conspiram para torná-lo mais ou menos vulnerável à celulite.

* Um tecido apertado “rede” sob a pele também pode contribuir para a celulite. A forma, a colocação e a flexibilidade (ou falta dela) no tecido subcutâneo desempenha um papel significativo na forma como grumos a gordura sob a pele parece.

É insalubre?

Celulite não é considerado insalubre per se. Mas pode ser um sinal de má saúde se resultar de excesso de peso corporal, hábitos de exercício pobres, ou um acúmulo de toxinas.

Celulite é apenas em pessoas gordas?

Enquanto a celulite é a gordura subcutânea que aparece irregular, não é “apenas gordura”. Na verdade, a gordura subcutânea saudável pode dar-lhe uma aparência jovem, suave, especialmente no rosto. Algumas pessoas vão mesmo ter gordura injetada sob a pele em um procedimento cosmético para “gordura” certas áreas do corpo! Portanto, a celulite não é apenas gordura; É uma manifestação específica de gordura corporal. Nem toda a gordura corporal parece irregular.

Deixe uma resposta